Parque de Québra

Ficha Técnica – Parque de Québra:

Confecção de Brinquedos: Valdir Ananais
Idealizador/Produtor/Artista Local: Wandré Gouveia
Arquiteto Criativo: Andrey Marcondes
Designer: Jonas Silva
Responsável Técnica: Ana C. Santana
Assistente de Produção: Joyce do Carmo

Integrando o Circo(ito) de Québra, em Agosto de 2021 aconteceu a inauguração do Parque de Québra, que surgiu a partir de uma proposta de criar um ambiente acolhedor em que famílias possam estar integradas com a ideia do BRINCAR DE CUIDAR, em nossa “Viela Matriz” do projeto que está localizado na rua Cristovão Aires – Jardim Novo Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

 
Este espaço, então, tem a sua arquitetura – já disposta – utilizada a favor da criação de um parquinho totalmente original. Desta forma, o próprio ambiente com suas características como inclinações, descidas, subidas são aproveitadas. Ou seja, a proposta do projeto não é de destruir o espaço para reconstruí-lo, mas sim brincar com essa dinâmica adversa que uma viela na periferia apresenta.


O CUIDAR está totalmente ligado às propostas do Circo de Québra de Meio Ambiente. De modo que com essas ações são conectadas com os moradores buscando um olhar sobre esses espaços-outros muitas vezes vistos somente como lugar de passagem – para os adultos.


Já para as crianças, a viela sempre foi um lugar de explorar brincadeiras, tendo essa perspectiva também como uma vivência do próprio idealizador, Wandré Gouvêia, que teve a viela como um dos seus espaços de convivência durante a infância. Logo, ao invés de impor um parque para as crianças, foi direcionado um processo de concepção do projeto diferente e coletivo que envolvesse as crianças em sua idealização.
Circo, oficinas, cores, artes, brinquedos e meio ambiente. E este espaço público ocupado e cuidado por famílias e artistas. O Circo de Quebrá segue Brincando de Cuidar e refletindo sobre o espaço que nos cerca.

O Parque de Québra surge a partir de uma proposta de criar um ambiente acolhedor em que famílias possam estar integradas com a ideia do BRINCAR DE CUIDAR.

O processo

Desenhos feitos pelas crianças

Em um primeiro momento foi feita uma pesquisa de campo em que a partir da observação e até mesmo demonstrações, as crianças do bairro apresentaram um pouco das dinâmicas, brincadeiras e percursos que realizavam. E em um segundo momento foi sugerida uma dinâmica em que moradores de todas as idades poderiam criar e imaginar como poderia ser um parquinho naquele espaço, sendo convidados a desenhar seus parques dos sonhos. Deu-se então uma chuva de ideias em que todos os tipos de brinquedos e brincadeiras surgiriam.

A equipe técnica sempre esteve com um plano de trabalho firme, forte e, sobretudo, sonhador, cuidando para que todos os passos fossem dados em diálogo com esses processos criativos. Todo o processo contou com minuciosas tiradas de medida dos espaços, desenhos técnicos impecáveis e uma profunda pesquisa por referências artísticas e concretas, além de todos os cuidados para que tudo acontecesse de acordo com os processos legais de uma realização em espaço público, junto com o público – como matiza a missão do projeto. Esse esforço rendeu ao Circo de Québra o apoio da sub-prefeitura do M’Boi Mirim para a realização de melhorias/regularização no solo da viela a fim de evitar degradações dos brinquedos e também auxiliar na realização de futuras atividades do Circo.

Desenhos do projeto

Resultado