Uma viela ao lado de um escadão no Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo, que antes era apenas um local de passagem para pedestres, se transformou, em julho de 2016, em um local onde moradores e artistas ressignificam o espaço urbano por meio de arte e cultura. O Circo de Québra nasceu a partir desta primeira edição, feita de modo pontual, e, após alguns meses, passou a promover mensalmente oficinas e espetáculos circenses nessa viela.
Foto da primeira apresentação em 2016
+300
Artistas
Circenses e oficineiros, brasileiros e estrangeiros.
+2000
Pessoas impactadas
Nos espetáculos e oficinas promovidos pelo projeto
+50
Eventos
Nos primeiros 6 anos do projeto
Desde então, o Circo de Québra já realizou diversas ações, entre espetáculos e oficinas, a maior parte delas no Recanto Santo Antônio, bairro localizado no Jardim São Luís, e em outras vielas de São Paulo.Como no Bairro Chácara Santa Maria (zona sul), Jardim Guarani – Brasilândia (zona norte), além de intervenções nas Zonas Leste e Oeste da cidade de São Paulo. Em suas edições, teve um público fiel cativado no “boca a boca” e em sua maioria composto por moradores dos bairros, que em muitos casos puderam assistir aos espetáculos da “porta de casa”.
DESCENTRALIZAR E DEMOCRATIZAR
o ACESSO À ARTE E CULTURA NA CIDADE.
Ao longo de sua existência, Circo de Québra inventou e se reinventou, mas seu objetivo segue o mesmo da primeira apresentação: ocupar com arte e cultura o espaço público, junto do público. Seus espetáculos são divididos em esquetes de diferentes estilos e modalidades circenses, intercalando com intervenções junto à plateia e quiproquós temáticos que dão liga ao jogo. Portanto, as apresentações e intervenções são sempre únicas e resultados de um processo de co-criação entre a produção do Circo de Québra, os artistas e os moradores, considerando os potenciais da arquitetura do lugar para criar os palcos, intervenções e espetáculos. Valorizando esse trabalho de rede e conexão com agentes culturais da periferia, o Circo de Québra está em constante processo de expansão e mapeamento de vielas e escadões que são potenciais picadeiros para o seu Circo.