Webinars

Durante o período de isolamento social, o projeto teve de se reinventar e apresentar novas dinâmicas de modo virtualmente. O desafio foi gigante, afinal, a essência do Circo de Québra está na interação entre público e espaço público, mas os idealizadores do projeto souberam explorar novas formas de atuação promovendo workshops digitais sobre temas como acessibilidade e circo.

As lives dessa nova fase do projeto aconteceram entre março, abril de 2021 e forma divididas em 3 dimensões: Comunicacional, Arquitetônica e atitudinal. Em cada uma artistas especializados nesses assuntos puderam compartilhar seus conhecimentos e vivências com um publico digital.
Todos os videos sao com LIBRAS e audiodescrição.
Esta ação faz parte do Projeto Circo(ito) de Québra, premiado no Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI.

Acessibilidade e circo

5 de março, 2021.

Acessibilidade comunicacional

Nesse primeiro encontro o tema Acessibilidade Comunicacional irá nortear a discussão na tentativa de apontar caminhos e ações possíveis para diminuir as barreiras entre pessoas com e sem deficiência nas artes circenses.

Convidados: Analú Faria e Igor Rocha                      
Idealização e Mediação: Caco Mattos              Coordenação: Wandré Gouveia

25 de março, 2021

Acessibilidade arquetetônica

Nesse segundo encontro o tema Acessibilidade Arquitetônica irá nortear a discussão na tentativa de apontar caminhos e ações possíveis para diminuir as barreiras entre pessoas com e sem deficiência nas artes circenses.

Convidados: Marina Guimarães e Nando Bolognesi.       Mediação: Caco Mattos                                               Produção: Wandré Gouveia e Caco Mattos

9 de abril, 2021

Acessibilidade atitudinal

Nesse terceiro encontro o tema Acessibilidade Atitudinal irá nortear a discussão na tentativa de apontar caminhos e ações possíveis para diminuir as barreiras entre pessoas com e sem deficiência nas artes circenses.

Convidados: Ariadne Antico e Gustavo Ferreira.
Mediação: Caco Mattos.
Produção: Wandré Gouveia e Caco Mattos.

circo de québra convida

30 de abril, 2021

Cia Baitaclã

Nesse encontro, o Circo de Québra irá bater um papo sobre Palhaçaria Brasileira com a Cia Baitaclã- fundada em 1997 tem uma pesquisa aprofundada no teatro cômico-popular, que abrange o circo, o palhaço, as máscaras da Comedia Dell”arte, as manifestações da cultura popular brasileira e o teatro de rua. 

23 de abril, 2021

Rainhas do radiador

O CIRCO DE QUÉBRA neste encontro conversou com o grupo Rainhas do Radiador – um coletivo de pesquisa em palhaçaria, comicidade física, acrobacias cômicas e luta livre. Atualmente estão em processo de criação do espetáculo “Raiow Rainhas” – contemplado pelo 5º Fomento ao Circo da cidade de São Paulo. Além dos trabalhos coletivos, trabalham em parceria com a ONG Palhaços Sem Fronteiras apresentando números, e por vezes espetáculos, participaram de projetos no Brasil, El Salvador e Colômbia.

9 de abril, 2021

Trupe Dunavô

O CIRCO DE QUÉBRA neste encontro irá conversar com a Trupe DuNavô – grupo que surgiu em 2010, dentro da escola de palhaço para jovens (Doutores da Alegria). Formada por: Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos. Tem 5 espetáculos em seu repertório além de intervenções urbanas. Recebeu o prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo Femsa coca cola) na categoria sustentabilidade e indicação de melhor atriz em Refugo Urbano que foi eleito como melhor espetáculo infantil pelo Gui Folha. Pesquisam a palhaçaria em suas mais variadas formas.